A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento humano e social da criança de 0 a 5 anos de idade, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico, social e espiritual. Oportuniza aos educandos, em seus primeiros anos de vida, a vivência de momentos prazerosos e enriquecedores, em que as relações interpessoais, as diversas áreas de conhecimento, a ludicidade, a investigação, a reflexão, o imaginário, a construção de experiências significativas, fazem parte do processo de aprendizagem.

A criança é um ser relacional, social e histórico, que faz parte de uma organização familiar e que está inserida em determinada cultura. É um sujeito de direitos que pensa e sente o mundo que o cerca de um modo muito próprio. Tem o direito de desenvolver-se de maneira harmônica e integral, respeitando o ritmo de cada um. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC/98),

 

[...] as crianças possuem uma natureza singular [...] Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

 

Na Educação Infantil, dá-se ênfase ao sentido lúdico, no processo de ensino e aprendizagem em vista do desenvolvimento integral da criança em acordo com o universo infantil. Nela, valoriza-se o universo infantil, com ênfase no sentido lúdico, essencial no processo ensino e aprendizagem e no desenvolvimento global e harmônico da criança. As oportunidades naturais em que a criança constrói os seus conhecimentos a partir de atividades múltiplas, respeitadas idade, unicidade e lógica individual, lhe possibilitam formar seu aprendizado.

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Os Anos Iniciais (1° ao 5° ano), período de construção e consolidação das noções, conceitos e conhecimentos básicos à compreensão da realidade e se refere ao processo de alfabetização e também à ampliação deste, para a compreensão da sua realidade social, política e econômica, para a formação cultural e humana do educando.

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Anos Finais

 

 

Os Anos Finais (6º ao 9º ano) são considerados como período de consolidação e sistematização dos conceitos científicos, utilizando as diferentes linguagens (verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal) como meio para expressar e comunicar ideias, atendendo às diferentes intenções e situações da vida humana.

 

Tudo isso dentro de um ambiente seguro e agradável. O resultado é um aprendizado significativo que fica para a vida toda.

 

 

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     Taekwondo (em coreano: ???; AFI: [t??k?w?ndo]) , também grafado tae kwon do , taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

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     Guitarra clássica - (no Brasil conhecida como violão e em Portugal como viola) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão.

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    Desporto, desporte, esporte (português brasileiro) ou desporto (português europeu) é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. São centenas os tipos de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipas ou individualmente. Algumas atividades não-físicas, como jogos de tabuleiro e jogos de cartas são muitas vezes referidos como desportos, mas um desporto é geralmente reconhecido como sendo baseada na atividade física.

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